segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

FOTOS DA AULA NO ACRE

Queridos,

Compartilho com vocês os registros fotográficos da minha última atividade no magistério em 2014.

Para ser franco, o ano letivo não poderia ter fechado em melhor estilo, pois tive a oportunidade de retornar a Rio Branco, no Acre, a fim de reencontrar uma turma de alunos que está marcada como tatuagem no meu coração, tamanho é o carinho com que eles sempre me recebem.

Rio Branco, aliás, é uma cidade que faz parte da minha história, já que nela tive a oportunidade de trabalhar alguns meses como juiz no longínquo ano de 2003, ocasião em que prolatei uma sentença de enorme repercussão no país, reconhecendo, no seu interior, o até então pouco estudado fenômeno do assédio moral no trabalho.

A propósito e para a minha grata surpresa, passados tantos anos, notei que a advogada que pioneiramente trouxe o assunto a debate em juízo, Drª. Divina Moreira dos Santos Costa, faz parte desta turma tão especial de alunos, fato que muito me alegra e envaidece, pois desse modo tive o prazer de revê-la e a honra de para ela lecionar.

Mas não é só. Rio Branco é ainda um município que marca a minha vida porque tenho um filho, mineiro de nascimento e acriano de coração, chamado João Pedro, que lá reside há bons anos. Assim, todas as vezes que vou ao Acre trabalhar, tenho a indescritível alegria de abraçar o meu pimpolho com todo o carinho do mundo.

Para homenagear Rio Branco, publico, abaixo, uma foto do histórico calçadão da gameleira, situado à margem direita do Rio Acre, que traduz com o seu deslumbrante casario, devidamente preservado e restaurado, o apogeu econômico da extração de borracha das seringueiras no Acre. Pai coruja que sou, publico, na sequência, uma foto em que estou com o JP:
 


Nas aulas, que transcorreram em um clima de máxima energia devido ao vivo interesse dos alunos, tratei de Recursos no Processo Trabalho, com foco nas inovações advindas da recente lei 13.015-2014, especialmente no Incidente de Uniformização de Jurisprudência e no Julgamento de Recursos de Revista Repetitivos.

Vale realçar que no sábado pela manhã, a queridíssima aluna Anne Grayce de Oliveira Silva Paiva comemorou conosco o seu aniversário, servindo-nos bolo e salgados deliciosos, regados a refrigerantes e suco de goiaba natural. Seguem, abaixo, algumas fotos da turma e do aniversário:
 



Para balançar de vez o meu coração, o estimado aluno Márcio Bezerra Chaves assumiu o posto de DJ na festa da Anne Grayce, e o aniversário a partir de então foi embalado pelas sentimentalíssimas músicas do inigualável cantor Pablo, que, convenhamos, colocam qualquer homem para chorar. Não deu outra: caí em prantos ao ouvir a música “Porque homem não chora”. Seguem foto e vídeo (vale a pena ouvir!!):
 
 


Não satisfeitos com tudo de bom que já tinham me proporcionado, um grupo formidável de alunos me levou para jantar e almoçar com eles, nos excelentes restaurantes Paço e Araras. Neste último comemos, entre outras iguarias acrianas, rabada com folhas de jambu, sarapatel, vatapá e baião de dois. E após ingerir uma refeição tão frugal, fui dar aula durante toda a tarde de sábado... hahahahaahahahaa Seguem as fotos do jantar e do almoço:
 


Depois de tudo isso retornei revigorado ao meu Mato Grosso, pronto para fechar o ano com chave de ouro também na magistratura.

Que 2015 chegue logo, trazendo-nos muito trabalho e diversão!!

Prof. João Humberto Cesário