domingo, 30 de novembro de 2014

FOTOS DAS AULAS NO TST


Queridos amigos,
 
Tive a honra de ministrar na sede do Tribunal Superior do Trabalho em Brasília-DF, no dia 18.11.2014, uma aula no 17º Curso de Formação Inicial da Escola Nacional da Magistratura do Trabalho (ENAMAT), na qual falei da Tutela Jurisdicional de Redução dos Riscos Inerentes ao Trabalho para os novos Juízes do Trabalho do país.
 
Na parte inicial da aula falei da necessidade de refundação do Direito do Trabalho por via de um diálogo intenso com as bases Direito Ambiental, principalmente com os princípios do desenvolvimento sustentável e do poluidor-empregador, focado este último nas suas vertentes preventiva, precaucional e da responsabilidade fundada objetivamente nos riscos da atividade econômica.
 
 
Já na parte derradeira, levando em conta o caráter escopista do Direito Processual, tratei da utilização do Processo Coletivo como instrumento de afirmação, no âmbito laboral, dos valores jurídicos inerentes ao Estado Democrático-Ambiental de Direito.
 
As aulas foram baseadas no meu livro Técnica Processual e Tutela Coletiva de Interesses Ambientais Trabalhistas (editora LTr), que recebeu uma extraordinária acolhida no âmbito da comunidade jurídica, já estando na iminência do lançamento da 2ª edição, que será revisada, ampliada e atualizada de acordo com o novo Código de Processual Civil em fase de aprovação final no Senado de República.
 
Cumpre realçar que fiquei verdadeiramente lisonjeado com a possibilidade de contribuir, a partir das minhas reflexões jusambientais, para o ingresso dos novos magistrados na carreira que há tantos anos atrás abracei com infinito entusiasmo.
 
O ano de 2014, sem dúvida alguma, está me presenteando com preciosos momentos de reconhecimento intelectual da minha atividade acadêmica!!
 
Prof. João Humberto Cesário