domingo, 26 de maio de 2013

FOTOS DAS AULAS NA PÓS DA ESMATRA

Queridos amigos,
 
No último final de semana (dias 24 e 25.05.2013) ministrei aulas na pós-graduação da Escola Superior da Magistratura Trabalhista de Mato Grosso (ESMATRA-MT), ocasião em que abordei o tema do Processo Coletivo do Trabalho, fazendo-o a partir de um recorte jusambientalista.
 
Na parte inicial da aula falei da necessidade de refundação do Direito do Trabalho por via de um diálogo intenso com as bases Direito Ambiental, principalmente com os princípios do desenvolvimento sustentável e do poluidor-empregador, focado este último nas suas vertentes preventiva, precaucional e da responsabilidade fundada objetivamente nos riscos da atividade econômica.
 
Já na parte derradeira, levando em conta o caráter escopista do Direito Processual, tratei propriamente da utilização do Processo Coletivo como instrumento de afirmação, no âmbito laboral, dos valores jurídicos inerentes ao Estado Democrático-Ambiental de Direito.
 
As aulas foram baseadas no meu livro Técnica Processual e Tutela Coletiva de Interesses Ambientais Trabalhistas (clique aqui para adquirir a obra no site da editora LTr), que vem recebendo uma extraordinária acolhida no âmbito da comunidade jurídica.
 
Esta foi a minha primeira aula para a turma 2013/01 da pós-graduação da ESMATRA-MT. Cumpre dizer, a propósito, que fiquei verdadeiramente impressionado com a qualidade acadêmica dos discentes, que, diga-se de passagem, realizaram um trabalho de avaliação da disciplina no final da aula, ao qual atribuí nota máxima (dez).
 
Já estou com saudade dos meus novos alunos e desejo encontrá-los brevemente para mais um módulo de estudos!
 
Prof. João Humberto Cesário
 
VEJAM, ABAIXO, AS FOTOS DAS AULAS: