domingo, 14 de abril de 2013

NOVIDADES: CNJ, STF, TV JUSTIÇA, TRT-PR e UNIBRASIL

Queridos amigos!
 
Depois de ausente alguns dias por causa de uma série de viagens, retorno ao blogue para relatar as novidades.
 
A primeira delas é que fui nomeado pelo Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), digníssimo Ministro Joaquim Barbosa, para representar a Justiça do Trabalho no Comitê Executivo Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários.
 
O mencionado Fórum de Assuntos Fundiários foi criado pela Resolução CNJ 110/2010, e o seu objetivo é o de contribuir na resolução dos conflitos de questões fundiárias, sejam elas agrárias ou urbanas.
 
A nomeação em questão se deu pela Portaria 45/2013 da Presidência do CNJ, que designou sete magistrados de diversos ramos do Poder Judiciário para compor o Comitê Executivo.
 
Foram levados em conta para a indicação, no meu caso específico, a minha formação acadêmica de mestre em Direito Agroambiental, bem como o fato de eu ter atuado como juiz por longos anos em áreas de alta incidência da prática de redução de trabalhadores a condição análoga à de escravos.
 
 
Mas as novidades não param por aí.
 
Ocorre que no último dia 09.04.2013 tive a oportunidade de gravar nos estúdios da TV Justiça, localizados na sede do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, a minha participação no Programa Academia, onde discorri sobre o meu livro Técnica Processual e Tutela Coletiva de Interesses Ambientais Trabalhistas.
 
O mencionado programa deverá ir ao ar no dia 09.06.2013, às 21:00 horas (horário de Brasília), com reapresentações durante a semana. Assim que o respectivo vídeo estiver disponível, eu o veicularei aqui no blogue para vocês.
 
Prof. João Humberto momentos antes de gravar o Programa Academia
  
 
 
Finalmente, nos dias 11 e 12.04.2013 estive em Curitiba – PR, quando tive o privilégio de ministrar aulas de Direito e Processo Ambiental do Trabalho na pós-graduação mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) em convênio com as Faculdades Integradas do Brasil (UNIBRASIL).
 
Tais aulas foram lecionadas para os assessores de Juízes do TRT da 9ª Região e foram marcadas por intensa e descontraída participação dos alunos, o que tornou o clima do encontro extraordinariamente agradável. Já estou com saudade...
 
O que me consola, contudo, é que tenho nova agenda marcada para Curitiba, onde retornarei em novembro do corrente ano, para ministrar palestra sobre Meio Ambiente de Trabalho no II Fórum sobre Sustentabilidade, Cidadania e Justiça, evento promovido pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT da 9ª Região.
 
Abraços a todos!!
 
Prof. João Humberto Cesário
 
Vejam, abaixo, as fotos das aulas em Curitiba:
 
Turma Reunida

Prof. João Humberto ministrando aula
 
Daqui para baixo, Prof. autografando livros para os seus alunos