domingo, 29 de janeiro de 2012

REVISTA ÚNICA: MATÉRIA COM O PROFESSOR JOÃO HUMBERTO


Queridos amigos!

Hoje divulgo uma matéria sobre redes sociais publicada na Revista Única, edição de janeiro de 2012, na qual falei sobre o nosso trabalho no Ambiência Laboral.

A Revista Única é uma publicação mensal matogrossense de alta qualidade, que sempre traz no seu interior assuntos relevantíssimos, que muito contribuem para o aprimoramento cultural dos seus leitores.

Na matéria intitulada “Redes Sociais: anjo ou demônio”, a articulista Jéssica Benitez aborda os aspectos positivos e negativos da comunicação on line, demonstrando, de maneira leve e inteligente, as múltiplas variáveis que envolvem o tema.

Abordei, no meu depoimento para a revista, os benefícios que o uso equilibrado e consciente do blogue, twitter e facebook trouxeram para a minha carreira de professor e conferencista, enfatizando, além disso, o quanto tais ferramentas me aproximam dos meus alunos que estão espalhados pelo país.

Vejam, abaixo, o fragmento da matéria em que o Ambiência Laboral é enfocado:

Saber usar a amplitude que as redes sociais oferecem pode ser altamente positivo. Foi assim que o juiz do Trabalho e professor de pós-graduação João Humberto Cesário, de 45 anos, conseguiu manter contato com alunos de outras cidades. Além de aulas ele também ministra várias palestras Brasil afora e por isso sentiu necessidade de criar uma página na internet para preservar o contato e ser mais acessível aos alunos e interessados em Direito Ambiental e do Trabalho, Teoria Geral do Processo e Direito Processual do Trabalho. Assim nasceu o blog Ambiência Laboral, endereço onde há dois anos o magistrado publica informações sobre suas aulas, palestras e livros. Ele denomina a página como um canal de comunicação focado especificamente em sua profissão como professor.

O Facebook e o Twitter também fazem parte desse planejamento de comunicação elaborado por João. “Por meio dessas mídias eu consigo manter contato com alunos que viram minha palestra anos atrás. Eles também me contam as experiências profissionais e até tiram algumas dúvidas sobre temas relacionados à minha especialidade. Tudo isso só é possível graças à internet e suas ferramentas”. Para não misturar o lado pessoal com o profissional, o juiz não posta em suas páginas virtuais informações íntimas, fotos ou qualquer outra coisa que não esteja relacionada ao trabalho. Ele ainda reforça que jamais usaria algum destes sites para expor sua vida pessoal, mas não tira o mérito das redes. “Toda essa tecnologia me deixou mais próximo do público e como resultado disso os convites para palestras aumentaram. Sendo assim, se bem usada, posso dizer que a internet serve também como um termômetro profissional, pois por meio dela sabemos se o trabalho está bom ou não”.
Registro, com efeito, o meu agradecimento à Revista Única pelo destaque concedido ao Ambiência Laboral, dirigindo-o às pessoas da sua Diretora- Presidente, Dr. Lucy Macedo, e da sua Editora-Chefe, Jornalista Rose Domingues.

Abraços, Prof. João Humberto Cesário

Clique aqui para ler a matéria integral.