quinta-feira, 7 de abril de 2011

AULAS EM SINOP-MT

Lançamento do Livro Provas e Recursos no Processo do Trabalho em Sinop - MT no Ano Passado

Caríssimos!

Estarei em Sinop-MT, nas datas de 08 e 09.04.2011, para lá ministrar o módulo de TGP no Curso de Pós-graduação em Direito Material e Processual do Trabalho da Escola da Magistratura Trabalhista do TRT da 23ª Região.

Da mesma maneira que procedi em Cuiabá na semana passada (dias 01 e 02.04.2011), farei uma inversão na ordem usual de abordagem da Teoria Geral do Processo.

Ocorre que, didaticamente falando, faz-se recomendável nos cursos de graduação que professor fale primeiramente da trilogia dos institutos fundamentais de direito processual (jurisdição, ação e processo), para somente então tocar no tema da competência.

Acredito, todavia, que em cursos de pós-graduação – nos quais os alunos possuem um arcabouço teórico-prático de conhecimentos prévios – esta lógica pode ser subvertida na perspectiva da obtenção de um ganho maior de eficiência na subministração da disciplina.

Assim, levando em conta que o ponto mais polêmico do momento em Direito Processual do Trabalho é justamente o da competência da Justiça Laboral, dele se extraindo, com efeito, os assuntos que mais desafiam aprofundamento, enfrentá-lo-ei em primeiro lugar, colimando, de tal arte, aproveitar melhor as energias dos alunos, as quais presumo estarem potencializadas na primeira parte da exposição.

Devo enfatizar, a propósito, que me vali de tal metodologia no módulo de Cuiabá, atestando, na prática, a sua superioridade em relação à didática convencional.

Como de hábito, estou animadíssimo para conhecer os meus novos alunos e começar a trabalhar com eles...

Cumprindo a tradição, publicarei, na sequência, as fotos das aulas no blog.

Grande abraço!

João Humberto :o)