quinta-feira, 14 de outubro de 2010

AGENDA DO PROFESSOR JOÃO HUMBERTO: PALESTRA SOBRE ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA

Meus caros! Como vocês sabem, costumo divulgar aqui no blog, de tempos em tempos, a minha agenda de aulas e palestras pelo país.
Noticio, desta feita, que estarei em Sinop – MT, na próxima semana, mais especificamente no dia 22.10.2010, para proferir uma conferência na VII Semana Jurídica da Universidade de Cuiabá, na qual falarei sobre o tema da Antecipação dos Efeitos da Tutela no Processo do Trabalho.
A antecipação de tutela, encarada como técnica de inversão do ônus do tempo no processo, é um dos meus assuntos favoritos, vez que por via dela o magistrado pode entregar previamente, naquelas situações de urgência, de evidência ou de relevância do fundamento da demanda, o bem da vida àqueles que não podem aguardar, sem grave prejuízo dos seus interesses, as prestações a que fazem jus.
É de se realçar, a propósito, que o instituto da tutela antecipada possui extraordinária importância na processualística laboral, pois que os direitos mais buscados nos processos trabalhistas são justamente a condenação em créditos de natureza alimentar, bem como mandamentos judiciais relativos a saúde, higiene e segurança no trabalho.
Agradeço à Universidade de Cuiabá, assim, na pessoa da Professora Ms Ana Luísa Fioroni Reale, o gentil convite que me foi endereçado para palestrar na respeitadíssima Semana Jurídica que ciclicamente ocorre no Campus de Sinop-MT, cidade na qual, aliás, estarei pela quarta vez no corrente ano para ministrar aulas ou palestras.
Abraços a todos! João Humberto.