segunda-feira, 16 de agosto de 2010

REALIZADO O CICLO DE DIREITO AMBIENTAL DO TRABALHO EM SINOP

Olá, amigos! Foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2010, na cidade de Sinop-MT, o 1º Ciclo Matogrossense de Direito Ambiental do Trabalho.
Vivenciamos, na oportunidade, uma experiência das mais instigantes, que por certo marcou a vida acadêmica dos palestrantes, dos debatedores e da seleta audiência que presenciou e participou das densas discussões travadas, todas convergindo, invariavelmente, para a necessidade da inversão da lógica estruturante do Direito de Trabalho, de modo a que as tutelas preventivas e precaucionais passem a ser priorizadas em relação à monetização da saúde do trabalhador.
No encerramento da minha palestra, a propósito, enfatizei que o nosso objetivo é o de construir um ponto de interseção entre o direito ambiental e o direito do trabalho, capaz de permitir a este último, devidamente impregnado da principiologia que inspira aquele primeiro, cumprir com eficiência a sua promessa tuitiva.
O evento, que esteve sob a minha coordenação científica, foi protagonizado por um time de juristas de primeiríssima linha, que além de serem palestrantes e doutrinadores, exercem funções como as de Professores Universitários, Desembargadores, Juízes, Promotores de Justiça e Procuradores do Estado. Como resultado das brilhantes palestras proferidas, publicaremos, muito em breve, um livro sobre Direito Ambiental do Trabalho. A obra, na qual aprofundaremos os temas debatidos, será coordenada por mim e pela Professora Carla Reita Faria Leal, de quem tenho a honra de ser orientando no mestrado de Direito Agroambiental da Universidade Federal de Mato Grosso.
Por falar em livro, aliás, fiz ainda o lançamento oficial do "Provas e Recursos no Processo do Trabalho" na cidade de Sinop-MT, o qual, para minha felicidade, contou com uma calorosa acolhida da comunidade acadêmica presente! (clique aqui para conhecer o livro)
Veiculo, abaixo, algumas fotos das atividades desenvolvidas. Abraços a todos!! João Humberto