quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

VIDEOCONFERÊNCIA NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO

Amigos, acabo de receber um exemplar do livro VIDEOCONFERÊNCIA NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO – Interrogatório on Line (Juruá Editora), gentilmente enviado pela autora, Dra. Juliana Fioreze.
A Juliana é mestra em Direito Processual e Cidadania (Área de Concentração em Processo Penal) pela Universidade Paranaense – UNIPAR. Além disso, é pós-graduada, nível especialização, em Direito Penal e Processual Penal Aplicado, bem como em Docência do Ensino Superior. Como vocês podem intuir, somente as credenciais acadêmicas da autora são um claro indicativo da qualidade da obra em questão.
O livro teve origem na dissertação de mestrado defendida pela Dra. Juliana perante uma banca das mais qualificadas e exigentes, que teve como integrante, dentre outros nomes de expressão, o renomado Professor Luiz Flávio Gomes. O resultado da defesa, aliás, não poderia ser mais expressivo: Conceito "A" e indicação para publicação!
O tema, como todos bem sabem, é contemporâneo e oportuno. Laborando em seara absolutamente inóspita – ante a carência bibliográfica oriunda do ineditismo do assunto desafiado -, a Professora Juliana Fioreze produziu uma obra densa, que trafega com segurança por todos os meandros do interrogatório on line.
Dividido em doze capítulos, o livro alinhava, meticulosamente e com isenção, os prós e os contras do sistema brasileiro de videoconferência criminal. Aborda, para tanto, desde os aspectos conceituais e tecnológicos até os tratados internacionais pertinentes, passando, com maestria, pela valorização dos princípios constitucionais.
Estamos, sem dúvida, diante de uma obra de fôlego. Vida longa ao VIDEOCONFERÊNCIA NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO! Loas à erudição intelectual da Professora Juliana Fioreze!