terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

E POR FALAR EM LIVRO...

Olá, amigos! Depois de fruir as minhas férias na magistratura, voltei ao batente na segunda-feira. Para ser franco, já estava com saudade.
Foi muito legal reencontrar os servidores que trabalham comigo, fazer audiências, rever os advogados, conversar com as partes, homologar conciliações, ouvir testemunhas, sentenciar... Exercitar, enfim, a jurisdição. Esse, desde há muito, é o meu ofício, o qual desempenho com muita devoção.
Mas a minha vida acadêmica também não pára. Faz tempo que alunos, advogados e mesmo juizes em início de carreira me pedem para escrever um livro sobre audiências.
Resolvi, estimulado por esses reclamos, a topar o desafio. Assim é que, ainda hoje, começarei a trabalhar no meu "Curso Teórico-prático de Audiências na Justiça do Trabalho". Desejo passar o carnaval imerso nesse novo projeto, tocando alto e com inspiração, os tamborins dos "Bambas da Audiência".
Quero publicar um livro didático e ao mesmo tempo profundo, no qual desvelarei os segredos das diversas etapas da audiência trabalhista, reproduzindo, no papel, os mais variados incidentes práticos que ocorrem nessa etapa processual, indicando, como não poderia deixar de ser, os caminhos seguros que os profissionais do direito trilharão para superá-los.
Ao final de cada tema produzirei quadros sinópticos da matéria estudada, com espaço para as anotações pessoais do leitor. Elencarei, além disso, as súmulas do TST e do STF correlatas a cada instituto jurídico dissecado, reproduzindo, na sequência, a mais atualizada jurisprudência dos Regionais.
Pretendo, ademais, gravar um DVD com as aulas do Curso de Audiência Trabalhista que tenho ministrado pelo país, a fim de que esse material seja veiculado juntamente com o livro.
Almejo alcançar, assim, uma série de alunos que não têm acesso pessoal às minhas lições, contribuindo, dentro dos meus limites, para a democratização do ensino jurídico.
Vamos à luta! Entusiasmo não nos falta! Ao trabalho... João Humberto ;o)